home
 
notícias
cpr
car
irc
  ERC - Kubica vence de forma fantástica
   

Foi simplesmente fantástica a forma como Robert Kubica venceu na última especial esta edição 2014 do Janner Rally, o polaco tirou 31.7 segundos ao tempo de Pech e asism anulou de forma categórica a desvantagem de 11.8 segundos que trazia, em grande Kubica neste inicio de ano.

Se fosse possível prever uma época com base no primeiro rali do ano, então sem dúvida que a edição 2014 do Janner Rallye seria um excelente ponto de partida. Emoção, incerteza, luta, tudo que uma boa prova de ralis deve, esteve presente na prova de abertura do Europeu de Ralis.

O primeiro dia de prova foi do ponto de vista competitivo fantástico, como rali a conhecer 4 lideres diferentes. Ao volante de um For Fiesta R5, o polaco Kajetan Kejetanowicz foi quem se impos primeiro , venceu duas das três primeiras especiais do rali e chegou à primeira assistência na frente da prova, com 4.9 segundos de vantagem para Robert Kubica e 9.6 para o campeão checo Vaclav Pech. A partir daqui a história do rali dava a primeira volta, como campeão austríaco Raimund Baumschlager, aos comandos de um Skoda Fabia S2000, a brilhar na 4ª especial e a assumir a liderança da prova, isto apesar de uma penalização de 10 segundos por falsa partida. Baumschlager manter-se-ia na liderança d aprova até 8ª especial, altura em que outro protagonista se chegava à frente, o checo Vaclav Pech. Depois de liderar no inico da prova Kajetanowicz viria a sair de estrada na 6ª especial quando atacava a liderança de Baumschlager. Com duas especiais para terminar o dia  a luta entre Pech, Baumschlager e Kubica estava ao rubro, com o polaco a nunca andar muito longe da liderança.  Kubica viria mesmo a aproveitar as duas últimas especiais para atacar a liderança de Pech, conseguindo mesmo  terminar o dia na frente do checo depois de lhe conquistar a primeira posição na última especial do dia. Kubica partia assim para a +ultima etapa com 6.4 segundos de vantagem para Pech e 20.9 para Baumschlager. Beppo Harrach dominou pro completo entre os concorrentes de Gr N, enquanto Michael Bohm levava o Suzuki Swift S1600 à liderança entre os concorrentes das 2RW.

As 8 especias do último dia de prova prometiam grande emoção e a verdade é que as expectativas não saíram defraudadas. Pech entrou com tudo tirando o máximo possível do seu Mini JCW S2000 e venceu a primeiro ronda  de 3 especiais, beneficiando ainda de um penalização por falsa partida averbada a Kubica o checo terminou esta ronde de 3 especiais com 10.5 segundos de vantagem para Kubica. Baumschlager não conseguiu seguir no ritmo dos dois da frente e estava já a mais de 45 segundos da liderança. As 4 especiais seguintes trouxeram vitórias repartidas entre Pech e Kubica, tendo os dois chegado separados por 11.8 segundos à entrada da última especial, altura em que a expectativa aumentou, sabendo-se que em 2013 Jan Kopecky recuperou uma diferença praticamente igual a esta para Bouffier, tendo assim vencido a prova, e todos se questionavam se seria Kubica capaz de repetir o feito do campeão em titulo do ERC. E de facto Kubica simplesmente voou na última especial, ganhou 31.7 segundos a Pech e assim venceu a prova de abertura do Europeu e a sua prova de estreia com um Ford Fiesta. Pech pro seu lado foi um digno vencido, lutou até ao fim e mesmo assim sai com a vitória no campeonato checo de ralis.  Baumschlager termina  mais uma vez no pódio este rali, foi também 3º em 2013, e sobretudo vence a classificação reservada aos pilotos do campeonato austríaco, começando assim da melhor maneira a defesa do seu titulo. Beppo Harrach foi dono e senhor do Gr N, enquanto Michael Bohm e o Suzuki Swift S1600 fdominaram sem grandes problemas entre as 2RW.

O Europeu prossegue a 31 de Janeiro na Letónia com a segunda prova de inverno deste campeonato.

Classificação final:

1 - Robert Kubica - Ford Fiesta S2000
2 - Vaclav Pech - Mini JCW S2000 +19.9
3 - Raimund Baumschlager - Skoda Fabia S2000 +1:38.9
4 - Beppo Harrach - Mitsubishi Lancer Evo IX R4 +3:00.3
5 - Jaromir Tarabus - Skoda Fabia S2000 +3:39.6
6 - Andreas Aigner - Peugeot 207 S2000 +4:33.4
7 - Vasily Gryazin - Ford Fiesta S2000 +6:27.4
8 - Roman Odlozilik - Ford Fiesta R5 +7:16.3
9 - Robert Consani -  Peugeot 207 S2000 +9:22.2

FOTO: www.fiaerc.com


 

Rali da Acropole - Kajetanowicz vence, Bruno convence

 

Lukyanuk vence, Bruno lidera

 

Diogo Gago sétimo na Estónia

 

ERC - Janner Rally – Kajetanowicz foi maestro

 

Bruno Magalhães enfrenta último desafio do ano na Córsega

 

Barum Czech Rally Zlín - Bruno Magalhães vai descobrir prova checa

 

Bernardo Sousa "importante vencer a este nível"

 

SATA RAllye Açores - Bernardo Sousa com começo menos positivo

 

Liepaja Rally - Lappi atinge a maturidade

 

ERC - Kubica vence de forma fantástica

 
® RALI FÓRUM | 2011 | geral@raliforum.net | Design: Elisabete Afonso