home
 
notícias
cpr
car
irc
  Liepaja Rally - Lappi atinge a maturidade
   

O jovem piloto finlandês Esapekka Lappi inscreveu hoje o seu nome entre os vencedores de provas do Europeu de ralis,  ao alcançar uma vitória contundente no Rally Liepaja, na Letónia.

Pode bem dizer-se que esta segunda prova do Europeu de ralis foi a prova do futuro, assim uma espécie de que acontece no ciclismo coma realização da Volta a Portugal do Futuro com as jovens promessas da modalidade a querem provar quem tem lugar entre os maiores. Com Craig Breen, Esapekka Lappi, Sepp Wiegand e Vasily Gryazin a brilharem ao mais alto nível ficamos coma certeza que o futuro dos ralis está muito para lá do que aquilo que vemos hoje no mundial de ralis.

Foram 12 especiais divididas por 2 dias e com muita neve à mistura que fizeram deste Liepaja Rally 2014, um verdadeiro desafio para todos os participantes. Depois o excelente desempenho no Rali de Monte Carlo, Bryan Bouffier esperava na conseguir na Letónia dar sequencia ao bom inico de época, para tal o francês tinha à sua disposição um muito competitivo Citroen DS3 RRC. Bouffier entrou muito bem vencendo a 1ª especial da prova e apenas se viu apertado pelo jovem russo Vasily Gryazin. No entanto a aventura de Bouffier na Letónia terminaria  logo na segunda especial depois de um toque ter danificado o radiador do DS3 e que levou Bouffier a encostar para não causar danos ao motor. Com ao abandono de Bouffier foi altura de Gryazin mostrar ao mundo o seu valor. O jovem russo  venceu  de forma categórica as 2ª e 3ª especiais e instalou-se no comando da prova no fim da primeira ronda de especiais. Lappi seguia em segundo e Craig Breen estava em grande luta com o polaco Kajetanowicz pela 3ª posição. Com as linhas mais limpas durante a segunda passagem, foi a vez de Lappi brilhar, o jovem finlandês venceu as 3 últimas especiais do dia e logrou mesmo alcançar o primeiro lugar no fim da primeira etapa com 2.6 segundos de vantagem para Gryazin e 59.2 segundos para Breen, que entretanto conseguia descolar de Kajetanowicz, como polaco a dizer que estava a aprender  muito e a divertir-se ainda mais.

O segundo dia acabou por não ser muito emocionante do pronto de vista da competitividade, com Lappi a controlar sempre Gryazin  e com o russo a dar-se por contente coma segunda posição não correndo riscos. Também Craig Breen não correu risco e limitou-se a levar o Peugeot 207 S2000 até ao fim na terceira posição.  O polaco Kajetanowicz continuou também a sua evolução e sai da Letónia contente como 4º posto final. A fechar o top 5 mais uma jovem promessa, Sepp Wiegand, que depois  de um inicio de rali difícil consegui encontrar o seu ritmo, acabando mesmo por vencer uma especial.

Entre os concorrentes do Junior ERC, o checo Jan Cerny foi quem levou a melhor como sue Peugeot 208 R2, seguido do finlandês Risto Immonen, em Citroen C2 R2 Max,  e do norueguês, Petter Kristiansen, em Skoda Fabia R2. Estes 3 pilotos foram igualmente os primeiros classificados na classificação reservada às 2 RW.

O Europeu prossegue a 28 de Março com a realização do Rali da Acrópole , que este ano deixou o WRC.

Classificação final:
1 - Lappi Esapekka - Tempo Total: 02:13:11.5
2 - Gryazin Vasily +34.7
3 - Breen Craig +01:36.8
4 - Kajetanowicz Kajetan +02:35.5
5 - Wiegand Sepp +03:16.1
6 - Vorobjovs Janis +05:42.6
7 - Pushkar Vitaliy +06:50.8
8 - Travnikov Stanislav +07:15.9
9 - Samuitis Martynas +07:23.2
10 - Cerný Jan +08:37.2

 

FOTO: www.fia-erc.com


 

Rali da Acropole - Kajetanowicz vence, Bruno convence

 

Lukyanuk vence, Bruno lidera

 

Diogo Gago sétimo na Estónia

 

ERC - Janner Rally – Kajetanowicz foi maestro

 

Bruno Magalhães enfrenta último desafio do ano na Córsega

 

Barum Czech Rally Zlín - Bruno Magalhães vai descobrir prova checa

 

Bernardo Sousa "importante vencer a este nível"

 

SATA RAllye Açores - Bernardo Sousa com começo menos positivo

 

Liepaja Rally - Lappi atinge a maturidade

 

ERC - Kubica vence de forma fantástica

 
® RALI FÓRUM | 2011 | geral@raliforum.net | Design: Elisabete Afonso