home
 
notícias
car
  Bélgica - Adrian Fernémont vence Herock Spa Rally
   

Apesar do domínio demonstrado por kris Princen acabou por ser Adrian Fernémont a vencer a edição 2018 do Herock Spa Rally.

A segunda prova do Campeonato Belga de Ralis levou a caravana até à bem conhecida região de SPA, para a realização do rali Spa Rally 2018. Dois dias de competição para 15 especiais e 199.73km contra o cronómetro.  Apesar do total das especiais ser em asfalta, devido as chuva que se tem feito sentir nos últimos tempos e em linha com as condições que normalmente se encontram nas provas do campeonato belga, o asfalto apresentou-se bastante sujo e escorregadio o que deu origem a vários momentos de cortar a respiração e mesmo a alguma saídas de estrada aparatosas.

Para tarde  e noite de sexta os concorrentes tinham pela frente 5 especiais com cerca de 67km . Não se pode dizer que tenha sido uma tarde e noite de grande luta uma vez que Kris Princen, aos comandos de um Skoda Fabia R5 venceu 3 das 5 especiais  e demonstrou  desde logo que a vitória na primeira prova do campeonato não tinha sido obra do acaso. Princen teve nos irmãos De Mevius , em Fernémont e em Cedri Cherain os principais adversários, no entanto já a uma distância considerável no fim desta primeira etapa. Ghislain De Mevius foi o único piloto para além de Princen que venceu uma especial nesta primeira etapa e era aquele que mais perto  se encontrava do líder , colocando o seu Skoda Fabia R5  a 17.1 segundos da liderança no fim desta primeira etapa. Por sua vez Fernémont ocupava a 3ª posição com o seu Skoda Fabia já a uns longinquos 35 segundos se Princen. Cédric Cherain em Ford Fiesta R5 era o 4º a  1:04.1 de Princen  e Ghislain De Mevius fechava o top 5 aos comandos de um Peugeot 208 T16. A terceira especial foi cancelada por questões de segurança.

Depois de um primeiro dia arrasador de Princen o segundo dia de prova começou de forma totalmente  oposta com Fernémont e Ghislain De Mevius ao ataque conseguindo ambos reduzir a desvantagem que tinham para o líder para 16 segundos e 7.8 segundos respetivamente. E ao fim de 3 especiais da segunda etapa uma prova que parecia entregue estava de novo com tudo em aberto. A quinta especial ficou ainda marcada pela saída de estrada de Cédric Cherain que assim ficou de prova. Princen viria a responder de forma suberba na nona especial mas De Mevius voltaria à carga na 10ª especial. A noma especial não foi de todo boa para os De Mevius com Ghislain a perder 14.9 segundos para Princen e o seu irmão Guillaume a ter que abandonar resultado de um espetacular acidente que deixou o seu Peugeot 208 T16 de rodas para o ar. O grande momento do rali acaba por acontecer na 11ª especial com Princen a furar e Fernémont a aproveitar para vencer e assim assumir a liderança da prova com 15.3 segundos de vantagem para Princen.  Tamém Ghislain De Mevius perdeu todas as esperanças de vitória neste especial depois de embater numa pedra e partir uma jantar perdendo assim 3:47.9 para o novo líder. As últimas 4 especiais foram feitas no máximo pelos dois pilotos com Princen a vence-las todas mas a não conseguir anular a desvantagem para Fernámont que assim venceu a prova com 5.2 segundos de avanço. Michael Albert acabou por fechar o pódio mas já a 2:16.8 de Fernémont.

Classificação Final:
1. Fernémont-Maillien (Skoda Fabia R5)  TEMPO TOTAL: 1h46:14.5 
2. Princen-Eelbode (Skoda Fabia R5) +5.2 
3. Albert-Mergny (Ford Fiesta R5) +2:16.8 
4. De Mévius-Leyh (Skoda Fabia R5) +3:59.9 
5. Snijers-Thierie (Porsche 997) +7:36.8

 

 

Bélgica - Adrian Fernémont vence Herock Spa Rally

 

Finlandia - Eerik Pietarinen vence SM-Itaralli

 

Austria Janner Rallye recheado de drama

 

Mattias Adielsson vence Ostersund Winter Rally

 

Kris Princen vence primeira prova do ano

 

Dominykas Butvilas vence na Lituania

 

Kenya - Skoda Fabia R5 vence no continente Africano

 

Hugo Magalhaes no Qatar Internacional Rally

 

Turquia - Orhan Avcioglu vence Otosan Kocaeli Rallisi

 

It

 
® RALI FÓRUM | 2011 | geral@raliforum.net | Design: Elisabete Afonso