home
 
notícias
car
  Austria Janner Rallye recheado de drama
   

Não poderia ser mais dramática a primeira prova do Campeonato Austríaco de Ralis, com a vitória a ser decidida entre a última especial e o parque de assistência.

Depois de dois anos de ausência o Janner Rallye voltou a realizar-se e a ocupar o seu lugar como prova de abertura do campeonato Austríaco de Ralis. Dividida por dois dia a prova foi composta por 16 especiais, 10 a serem corridas no primeiro dia de prova e 6 durante este sábado. Com a neve a fazer a sua aparição habitual a prova ficou desde logo marcada pela ausência do campeão Raimund Baumschlager e o seu VW Polo WRC e de Hermann Neubauer com o Ford Fiesta WRC. Mesmo assim a lista de inscritos permitia antever uma boa luta .

Johannes Keferbock aos comandos de um Ford Fiesta R5 foi quem se impôs na especial de abertura, mas uma penalização de 10 segundos por falsa partida acabaria por o atirar para o 4º lugar na geral. A partir deste momento apareceu Niki Mayr Melnof, que aos comandos de um Ford Fiesta R5 venceu as 4 especiais seguintes acabando por assumir o a liderança da prova na 4ª especial quando o então líder Martin Fischerlehner, também aos comandos de um Ford Fiesta R5 saiu de estrada e foi obrigado a desistir. Até ao fim do primeiro dia de prova Mayr Melnof apenas perdeu uma especial para Simon Wagner que aos comandos de um “velhinho” Mazda 323 GT-R ocupava a segunda posição a 1:58.8 minutos de Mayr Melnof. O lugar mais baixo do pódio era ocupado por Johannes Keferbock já a 2:46.9 minutos do líder.

Com 6 especiais para cumprir no segundo dia de prova, as diferenças que se registavam entre os homens da frente deixavam entender em dia tranquilo para Mayr Melnof. Mas quando tudo parecia tranquilo para o homem do Ford Fiesta R5 mas o golpe de teatro chegou antes da 14ª especial quando a bomba de combustível cedeu obrigando Mayr Melnof a desistir quando liderava com 2:45.6 minutos de vantagem para Simon Wagner. Wagner que assim passava liderar a prova a partir da 14ª especial e dispunha de 33.6 segundos de vantagem sobre Keferbock com pouco mais de 20km de especiais para terminar a prova. Wagner controlou bem o home do Ford Fiesta R5 e terminou a 16ª e ultima especial com 34.6 segundos de vantagem para Keferbock e 1:56.3 minutos para Gerhard Aigner, também em Ford Fiesta R5. Quando já se preparava a consagração de Wagner e do seu Mazda 323 GT-R, o carro nipónico resolveu que a história ainda não tinha terminado e teve problemas com a caixa de velocidades que o impediram de chegar ao controlo final. Com este golpe de teatro saiu beneficiado Keferbock que assim viu a vitória cair-lhe nos braços, como o próprio admito logo depois da prova. Gerhard Aigner subiu ao segundo posto e o alemão Hermann Gassner levou o seu Mitsubishi Lancer EVO X ao lugar mais baixo do pódio.

Classificação final:
1 - John Keferböck/H Gründlinger - Ford Fiesta R5 TEMPO TOTAL:2:21:12.0
2 - Gerhard Aigner/Marco Hübler - Ford Fiesta R5 +1:21.7
3 - Hermann Gassner/Lena Öttl - Mitsubishi Evo X +2:41.4
4 - Johann Seiberl/Daniel Pirklbauer - Mitsubishi Evo VI +3:20,1
5 - Sebastian Kletzmay/Martin Tomasini - Skoda Fabia R5 +3:29,2
6 - Christian Mitterlehner/Chr. Kastner - Audi S2 +9:31,1
7 - Gerald Bachler/Chr. Wögerer - Subaru Impreza WRX +10:35.7
8 - Bernhard Stit/Harald Bachmayer - Mitsubishi Evo VI +11:30.3
9 - Markus Capricórnio/Gabriele Ölsinger - Mitsubishi Evo V +12:59,5
10 - Martin Desl/Günther Bergsmann - Mitsubishi Evo VII +14:28,0

 


 

Austria Janner Rallye recheado de drama

 

Mattias Adielsson vence Ostersund Winter Rally

 

Kris Princen vence primeira prova do ano

 

Dominykas Butvilas vence na Lituania

 

Kenya - Skoda Fabia R5 vence no continente Africano

 

Hugo Magalhaes no Qatar Internacional Rally

 

Turquia - Orhan Avcioglu vence Otosan Kocaeli Rallisi

 

Itália – Basso entra a todo o gás

 

USA- Ken Block vence Rally in The 100 Acre Wood

 

Finlândia - Juha Salo regressa às vitórias

 
® RALI FÓRUM | 2011 | geral@raliforum.net | Design: Elisabete Afonso