home
 
notícias
car
  Julian Wagner vence Janner Rally
   

Tal como bem sendo hábito é na Austria a primeira prova do ano, o Janner Rally abriu mais uma vez as hostilidades dos ralis anuais, desta feita com a vitória de Julian Wagner.

Com temperaturas muito baixas e muita neve à mistura o Janner Rally voltou este ano a abrir  o campeonato austríaco de ralis. Com 16 especiais dividas por dois dias de competição as equipas enfrentaram um total de 220.84km de classificativas, que acabariam por ser encurtados em 12.5km  com a anulação da 11ª especial.

Se à partida Julian Wagner, o seu irmão Simon Wagner, que em 2018 vimos nos Açores aos comandos de um Peugeot 208 R2, ambos em Skoda Fabia R5 e Hermann Neubauer aos comandos de um Ford Fiesta R5,que também esteve nos Açores em 2018,  poderiam deixar antever uma prova desportivamente interessante, a mesma acabou por ser pobre neste aspecto, com Julian Wagner praticamente por termo a qualquer hipótese dos seus adversários logo na primeira especial ao conseguir uma vantagem de 40.4 segundos sobre Simon Wagner.  H. Neubauer entrou muito mal em prova perdendo logo 1:59.4 minutos para o piloto do Skoda Fabia R5.  Mas para Neubauer o pior ainda estava para vir, com um acidente na ligação para a SS2 a por termo à sua prova.  Com a vitória nas 7 primeiras especiais do rali Julian Wagner parecia ter a prova na mão, mas um problema de caixa de velocidades fez com que o mais velho dos irmãos Wagner perdesse 1:32.1 minutos para o seu irmão e assim visse a sua vantagem reduzida a apenas 20.7 segundos, o que de algum modo vinha trazer de novo emoção à prova.  No fim deste primeiro dia o lugar mais baixo do pódio era ocupado por Gerhard Aiigner que vinha numa luta bem animada com Johanes Keferbock, ambos aos comandos de Skoda Fabia R5.

O segundo dia de prova começou com alguma expectativa que no entanto se desvaneceu rapidamente com uma penalização sofrida por Simon Wagner e mais tarde com uma saída de estrada que poria termo à sua prova. Com a desistência do irmão, se J. Wagner já não tinha grande pressão a mesma desvaneceu-se totalmente, com o piloto do Skoda Fabia R5 a  vencer todas as especias e a levar o Skoda Fabia R5 à vitória na primeira prova do ano.  No segundo posto  ficou Gerald Rigler, comandos de um Ford Fiesta R5, que com uma segunda etapa de bom nível acabou por suplantar Gerhard Aigner que viria a terminar no terceiro posto.


Classificação final:
1.Julian Wagner/Anne Katharina Stein - Skoda Fabia R5 - Tempo Total :2:39:28,8
2.Gerald Rigler/Jürgen Heigl - Ford Fiesta R5 - +8:21,1 Min
3.Gerhard Aigner/ Martin Tomasini - Skoda Fabia R5 - +9:02,3 
4.Michael Lengauer/Andreas Thauerböck - Subaru WRX - +14:34,2
5.Martin Fischerlehner/Cathi Schmidt - Mitsubishi Evo 6.5 - +16:49,0
6.Johannes Keferböck/Ilka Minor - Skoda Fabia R5 - +17:22,4
7.Bernhard Stitz/Harald Bachmayer - Mitsubishi Evo VI - +19:27,8
8.Mario Traxl/Michael Gallistl - Mitsubishi Evo IX - +19:50,0
9.Martin Desl/Günther Bergsmann - Skoda Fabia R5 - +21:32,3
10. Günther Königseder/Lukas Holzer - Lancia Delta - +21:51,7  


Foto: Janner Rally website


 

Nikolay Gryazin vence Sigdalsrally

 

Oliver Solberg vence Rally Aluksne na estreia com R5

 

Agenda Janeiro

 

Julian Wagner vence Janner Rally

 

Bélgica - Adrian Fernémont vence Herock Spa Rally

 

Finlandia - Eerik Pietarinen vence SM-Itaralli

 

Austria Janner Rallye recheado de drama

 

Mattias Adielsson vence Ostersund Winter Rally

 

Kris Princen vence primeira prova do ano

 

Dominykas Butvilas vence na Lituania

 
® RALI FÓRUM | 2011 | geral@raliforum.net | Design: Elisabete Afonso