home
 
notícias
car
  Fontes vence em Castelo Branco
   

José Pedro Fontes e Inês Ponte levaram o Citroen DS3 R5 à vitória em Castelo Branco, uma prova marcada pela emoção constante.

A segunda prova do Campeonato nacional de Ralis marcou a estreia dos pisos de asfalto no campeonato 2017. Numa prova divida por dois dias, com as 3 primeiras especiais a serem disputas na tarde/noite de sábado e as outras seis durante o dia de domingo o Rali de Castelo Branco voltou a utilizar o mesmo esquema de 2016.

Logo na tarde de sábado ficou dado o mote para as grandes emoções que se viveriam na prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco. Carlos Vieira entrou com tudo e impôs o seu Citroen DS3 R5 na primeira especial, surpreendendo tanto o campeão José Pedro Fontes como João Barros, que estreava nesta prova o seu mais recente Ford Fiesta R5. Quem não teve um bom inicio de prova foi o vencedor da prova inaugural do campeonato que deu um toque danificando o seu Skoda Fabia R5 o que o levou a desistir no final desta especial. Fontes respondeu de imediato ao ataque de inicial de Carlos Vieira e consegui na segunda especial uma vitória por mais de 10 segundos de avanço, o que lhe dava a liderança do rali nesta fase da prova. João Barros, que havia perdido algum tempo para os seus adversários, aproveitou do melhor a Super Especial na cidade Castelo Branco e o erro cometido por José Pedro Fontes nesta mesma especial para se colocar a 2.9 segundos do líder no fim do primeiro dia de prova. Carlos Vieira terminava este primeiro dia a 4.6 segundos de Fontes. Destaque ainda neste primeiro dia para as prestações de Hugo Mesquita, que no primeiro rali com o Skoda Fabia S2000 em pisos de asfalto era 5º e para Ricardo Teodósio que para alem do muito espetáculo que deu na super especial vinha na liderança do grupo N e ocupava o 6º posto da geral. Entre os concorrentes das 2RW era o espanhol Francisco Cima, em Renault Clio R3T que liderava com o melhor português a ser Pedro Antunes em Peugeot 208 R2.

O segundo dia começou com Carlos Vieira ao ataque e a vencer as duas primeiras especiais, o que lhe permitia ficar na liderança do rali com uma vantagem de 0.6 segundos para Fontes. João Barros não conseguia acompanhar os homens da Citroen e cedia 6.5 segundos par ao líder. Depois de perder a liderança Fontes voltou a puxar dos galões, e atacou forte na última especial da ronda matinal, recuperando a liderança, que não mais viria a perder. O inicio da última ronda de especiais começou com Fontes a conseguir vencer e a colocar a diferença entre si e Vieira em 2.7 segundos a duas especiais do fim. Mas Vieira ainda não tinha baixado os braços e atacou forte na penúltima especial conseguindo fixar-se a apenas 1 segundo de Fontes na entrada para a última especial do rali. Com muito emoção no ar Fontes e Vieira entregaram-se com tudo nestes últimos 19.29km, com o campeão nacional a ser mais rápido 1.6 segundos que os eu colega de equipa e a vencer assim a prova com 2,6 segundos de avanço. Vieira ficou como segundo o lugar e coma certeza que em pisos de asfalto é um piloto que vai dar trabalho a Fontes, talvez mesmo o único capaz de bater o pé ao campeão nacional neste tipo de pisos, pelo menos entre aqueles que pretendem cumprir o campeonato na totalidade. João Barros terminou prova no terceiro posto, depois de neste último dia de prova nunca se ter conseguido intrometer na luta pela vitória. Miguel Barbosa fez um rali tranquilo, continuando a sua evolução em pisos de asfalto e foi o quarto desde o inicio ao fim da prova. Ricardo Teodósio fez um rali brilhante, terminou no quinto posto e venceu o Grupo N. Entre os concorrentes das 2RW o vencedor foi o espanhol Francisco Cima com Pedro Antunes a ser o melhor entre os portugueses.

Na Taça Nacional de Ralis de Asfalto, Fernando Teotónio dominou de inicio ao fim com Nelson Trindade a ser segundo e Herlander Trindade a ficar no lugar mais baixo do pódio.

Foto: Escuderia de Castelo Branco


 

Fontes vence em Castelo Branco

 

Manuel Pinto faz regressar os diesel ao nacional

 

Manuel Castro com Hyundai I20 R5 no CRN

 

Marco Reis - ritmo cauteloso vale pódio

 

Carlos Martins “ter uma noção da competitividade com o Ds3 R5”

 

Rali Serras de Fafe - Pedro Meireles quer vencer

 

Rali Serras de Fafe - Manuel Castro estreia Skoda Fabia S2000

 

Rali Serras de Fafe - Paulo Moreira renova aposta no Fabia R2

 

Rali Serras de Fafe - Paulo Neto quer pontuar

 

Hugo Mesquita apresentou projeto para 2016

 
® RALI FÓRUM | 2011 | geral@raliforum.net | Design: Elisabete Afonso