Sebastian Ogier conquistou hoje na Croácia uma das mais épicas vitórias da sua carreira, ao bater Elfyn Evans por 0.6 segundos.
À terceira ronda do WRC 2021 a primeira grande novidade do calendário, o Rali da Croácia. Prova centrada à volta da capital Zagreb, onde de resto estava montado o parque de assistência, toda ela disputada em asfalto com um total de 300.32km divididos por 20 especiais. A prova croata deveria, à semelhança das anteriores rondas, ter sido disputada sem público, o que de facto aconteceu…no papel, pois na realidade foram muitos os espectadores que se deslocaram às especiais.
O primeiro dia de prova trouxe logo a primeira grande noticia da prova, como líder do campeonato, o jovem Kalle Rovanpera a ter uma violenta saída de estrada na primeira especial do rali, deixando o seu Toyota Yaris WRC em muito mau estado, tal que não foi seque possível ao piloto regressar em super rali. Quem melhor aproveitou foi o belga Thierry Neuville que vencendo 3 das 8 especiais do dia terminaria na frente com uma vantagem de 7.7 segundos para S. Ogier e 8 segundos para E. Evans. Ott Tanak nunca consegui verdadeiramente entrar no ritmo dos 3 frente, e apesar de uma vitória em especiais terminou o dia já a 31.i do seu companheiro de equipa.

Thierry Neuville dominou o primeiro dia - Foto Hyundai Motorsport
O segundo trouxe um rali totalmente diferente, o homens da Toyota entraram com tudo e venceram 7 das 8 especiais do dia, com destaque para o japonês Takamoto Katsuta que venceu duas especiais. No frente Ogier e Evans impunham-se com o francês a terminar o dia na liderança com 6.9 segundos de vantagem para Evans e 10.4 para o primeiro homem da Hyundai que era Thierry Neuville.
Elfyn Evans deu luta até à úlitma curva - Foto Toyota Gazoo Racing
Com distâncias tão curtas entre os três primeiros o último dia de prova prometia muita emoção. Emoção essa que começou logo pela manha com Ogier a ter um acidente de viação enquanto fazia a ligação para a primeira especial do dia. Deste acidente apenas resultaram danos materiais e o Toyota Yaris WRC, apesar da estética alterada parecia estar pronto para o que faltava da prova. Evans entrou com tudo , ganhou as duas primeiras especiais do dia e ainda ganhou temo a Ogier na terceira, o que lhe permitia entrar para a derradeira especial na liderança com uma vantagem de 3.9 segundos para Ogier e 8 segundos para Neuville. Na última especial o campeão do mundo deu tudo o que tinha para dar e ganhou 4.5 segundos a Evans, vencendo assim a prova por 0.6 segundos. O terceiro foi Neuville a 8.1 segundos de Ogier , seguido do seu companheiro de equipa Ott Tanak já a 1:23.6 minutos de Ogier. A fechar o top5 o estreante Adrien Fourmaux aos comandos do Ford Fiesta WRC.
O WRC prossegue entre 20 e 23 de Maio com a realização do Vodafone Rali de Portugal.
Foto Capa: Toyota Gazzo Racing