home
 
notícias
cpr
car
galeria
Carlos Miguel e o TRRC
   

Num dia em que a polémica estalou nos ralis da região centro, fomos falar com Carlos Miguel, responsável pela SicóEco, entidade que organiza o TRRC.

Muito mais que um conjunto de “ralis piratas”, como já foi classificado, o TRRC é um troféu de ralis bem estruturado e quem tem atraído um grande número de equipas, quisemos saber as motivações que levaram à criação deste campeonato e o que pensa o mentor deste projeto sobre o recente adiamento do começo do campeonato.

RF - Em primeiro lugar, acho que muitos desconhecem, o que é o TRRC?
Carlos Miguel - O TRRC são as iniciais criadas de Trofeu Rally Regional Centro, que iniciou em 2012 e que teve sucesso como "campeonato" para pessoas que tem carros de rally e não tem grandes posses para andar em grandes campeonatos.

RF - Qual o posicionamento e a ideia base que esteve na origem desta competição?
Carlos Miguel - A ideia base foi trazer a quem gosta de ralis e não consegue ter grandes estruturas poder fazer um "campeonato" serio e com muita dignidade, como foi demonstrado em 2012

RF - Ao nível organizativo e pelo que já conhece, colo posiciona o TRRC em termos de apoio local, divulgação, segurança, e competitividade face aos atuais regionais propostos pela FPAK?
Carlos Miguel - A nível organizativo funciona exatamente igual a um rally da FPAK, com a diferença que não tem a chancela dessa Entidade, mas funciona com licenciamentos camarários, policiamento, bombeiros, seguro, e com a respetiva segurança que uma prova deste nível tem que ter, isso foi demonstrado em 2012 e por isso mesmo a aceitação de 50 equipas a confirmarem a sua presença para este ano.

RF - Até hoje nunca colocaram a hipótese de federar o TRRC? Não fazia sentido essa opção por força das ideias que estiveram na base de criação do TRRC?
Carlos Miguel - Sim ate hoje não colocávamos essa ideia, ate pela forma simples como se faz e tem dado os seus frutos, as vezes vale a pena desligar o complicador.

RF - Como é publico o TRRC 2013 viu hoje o seu inicio adiado e vive neste momento alguma incerteza, não será isto um pouco estranho para uma competição que tem mais equipas inscritas que praticamente todos os campeonatos de ralis sob chancela da FPAK?
Carlos Miguel - Não sei se é estranho, o que é certo é que isso aconteceu por motivos que toda gente conhece, mas vamos mover todos os esforços mesmo perante as entidades competentes, para que esta forma de ralis seja uma realidade neste nosso país que tanto precisa que as pessoas se unam e não se afastem por aquilo que tanto gostam.

RF - Vê o modelo do TRRC como um modelo de futuro para os regionais em Portugal? Acha que facilmente seria replicável tanto a Norte como  a Sul?
Carlos Miguel - Acho que esta forma era a melhor para os regionais, comparando a imagem de outras federações, criar uma 3ª ou 4ª divisão, onde se pudesse ensinar os jovens e as pessoas que tem carros em casa a vir e participar nos nacionais. Aliás esta era a forma de Cesar Torres, nunca quis destruir nada destes campeonatos, porque sabia que mais tarde ou mais cedo as equipas iriam para os nacionais e isto era uma forma das pessoas com menos posses começarem neste desporto que todos nós tanto gostamos e fazemos por ele, até nos deixarem, claro! 

 

Qatar International Rally a odisseia ...

 

Pedro Lago Vieira | Quero Evoluir

 

Kris Meeke |É fantástico estar nesta posição

 

Bruno Magalhães | Projeto para 3 anos

 

Bernardo Sousa | Positivo e com andamento elevado

 

João Silva | Época muito interessante

 

Mário Castro | "Feliz e agradecido"

 

Carlos Miguel e o TRRC

 

Q&A - Bernardo Sousa

 

Quick Q&A - Daniel Nunes

 
® RALI FÓRUM | 2011 | geral@raliforum.net | Design: Elisabete Afonso