home
 
notícias
cpr
car
galeria
João Silva | Época muito interessante
   

Depois de um ano de muitas aprendizagens João Silva regressou ao regional madeirense esta época. 

Demonstrando sempre um andamento muito forte, João Silva levou o Clio R3 a uma época de muitos sucessos. O Rali Fórum Noticias falou com ele e aqui fica o balanço de época do rápido piloto madeirense.

Rali Fórum Noticias - Qual a avaliação que fazes da tua época desportiva? 
João Silva - Foi uma época desportiva muito interessante e que me manteve motivado até ao final. Pessoalmente adorei voltar a competir na Madeira, com a minha própria equipa e amigos, perante o meu público. Gostei de ser navegado pelo Victor Calado e de juntos estarmos constantemente a explorar todos os nossos limites, com o objetivo claro de alcançarmos a melhor posição possível a nível da geral absoluta.

Rali Fórum Noticias - Qual o melhor e pior momento desta época? 
João Silva - O pior momento foi a desistência no RVM com o motor partido, já o melhor e o mais especial foi para mim a conquista do segundo lugar no Rali de São Vicente no último troço. Gostei da forma surpreendente com que lutamos com os carros de produção e da repercussão positiva que teve no nosso projeto.

Rali Fórum Noticias - Tendo em conta que vinhas da disputa parcial da WRC Academy e do CPR2, este regresso à Madeira foi um passo atrás, ou por outro sentes que continuaste a evoluir? 
João Silva - 2012 foi um ano muito desgastante, onde apostei tudo num projeto válido mas muito dispendioso, o qual não tive condições de manter até ao fim. Consequentemente não pude competir e evoluir como desejava. Ainda assim aprendi grandes lições, as quais acabei por transpor para a minha nova realidade. Regressar à Madeira fez-me muito bem, não só pelo ritmo elevado com que disputei os ralis, mas porque consegui ser melhor com menos esforço, validando todos os ensinamentos adquiridos.

Rali Fórum Noticias - Voltas à Madeira na época em que os regulamentos sofrem uma verdadeira revolução, como avalias as alterações? Melhorou o contexto geral dos ralis madeirenses? 
João Silva - Os regulamentos não foram assim tão revolucionários. Adaptaram-se à realidade e tiveram como ponto principal reduzir custos. A esse nível melhoraram o contexto geral, ainda que ali e acolá tenha havido espaço a erros organizativos, mas que facilmente podem ser solucionados no futuro.

Rali Fórum Noticias - Com tantos anos ao volante do Renault Clio R3 deste a entender que a tua relação com o carro pode estar perto do fim , que planos/objetivos vais tentar concretizar para 2014?
João Silva - Já são alguns anos ao volante do Clio R3, mas surpreendentemente ainda tenho o mesmo prazer como se fosse a primeira vez. É um carro fantástico, o qual terei muita pena de vender um dia. Para 2014 continua tudo em aberto ou fechado conforme o ponto de vista. Vamos tentar montar um projeto para lutar pelo campeonato da Madeira absoluto. Pessoalmente gostava de voltar a competir no WRC, mas não vejo como.


 

Qatar International Rally a odisseia ...

 

Pedro Lago Vieira | Quero Evoluir

 

Kris Meeke |É fantástico estar nesta posição

 

Bruno Magalhães | Projeto para 3 anos

 

Bernardo Sousa | Positivo e com andamento elevado

 

João Silva | Época muito interessante

 

Mário Castro | "Feliz e agradecido"

 

Carlos Miguel e o TRRC

 

Q&A - Bernardo Sousa

 

Quick Q&A - Daniel Nunes

 
® RALI FÓRUM | 2011 | geral@raliforum.net | Design: Elisabete Afonso