home
 
notícias
cpr
car
galeria
Bernardo Sousa | Positivo e com andamento elevado
   

No ano em que voltou ao CPR, Bernardo Sousa deixou desde cedo claro que tinha como objetivo principal lutar pela vitória e desde cedo demonstrou andamento para tal.

Com uma desistência inglória na última prova e um acidente no Rali de Mortágua, o piloto viu goradas as suas expectativas de ser campeão, deixando no entanto uma imagem de rapidez e consistência nesta época de 2013.  Uma época em que o piloto madeirense teve que viver prova a prova demonstrando sempre a sua rapidez e espetacularidade.

Aqui fica o balanço do jovem madeirense feito ao nosso site.

Rali Fórum Noticias - Qual a avaliação que fazes da tua época desportiva?
Bernardo Sousa- Faço uma avaliação positiva, apesar do desfecho do campeonato não corresponder à realidade do que foi o nosso domínio.

Rali Fórum Noticias - Qual o melhor e pior momento desta época?
Bernardo Sousa - O pior foi sem dúvida a prova do Algarve e o motor partido. O melhor foram as vitórias nas 3 primeiras provas contra tudo e todos.

Rali Fórum Noticias - Numa época em que viveste "corrida a corrida", a equipa utilizou 5 viaturas diferentes em 6 provas, pensas que essa "instabilidade" acabou por ter uma influência grande no resultado final?  A questão em torno da utilização do Ford Fiesta S2000 1.6T foi preponderante? As indefinições regulamentares, ou mesmo imprecisões regulamentares que ocorreram ao longo da época foram-te prejudiciais?
Bernardo Sousa - Antes de mais essa observação está incorreta pois utilizei 3 carros: Peugeot S2000, Fiesta S2000 e Fiesta S2000 1.6T. O nosso andamento foi sempre superior independentemente dos carros. Não ficou provado em situação alguma que qualquer um dos carros utilizados fosse superior aos da concorrência, antes pelo contrário. A questão desportiva e que os nossos adversários utilizavam para ganhar a todo o custo, resume-se ao seu desportivismo e a FPAK não teve qualquer culpa, pois foi um erro ou falha na atualização dos regulamentos do CPR (pois na Madeira e nos Açores e na Taça de Ouro, os regulamentos foram atualizados).

Rali Fórum Noticias - Mesmo não vencendo o campeonato foste provavelmente o piloto do CPR que mais marcou o espetadores, é de algum modo reconfortante ou o que vale mesmo são os títulos?
Bernardo Sousa - Para mim o mais importante do que ganhar o Campeonato é ganhar a confiança dos patrocinadores, pois são eles que tornam a minha participação possível. Obviamente que é bastante importante o apoio dos adeptos, pois são eles que estão na estrada, ao frio, chuva, calor, vento, poeira, etc. para nos apoiar

Rali Fórum Noticias - Olhando para  as tuas publicações via Facebook podemos dizer que sentes muita falta do ambiente dos ralis internacionais, que planos tens a próxima época, e quais os objetivos que tentarás concretizar?
Bernardo Sousa - Nunca escondi que o ambiente no CPR, desde o SATA Açores, e a polémica sobre a utilização do S2000 1.6T, mudou, demonstrando que alguns membros e/ou participantes, não sabem lá estar. Quando comecei em 2005, a "caravana" dos ralis parecia uma grande família que apesar de todos quererem ganhar, todos se davam e respeitavam. Olhando para os projetos do próximo ano e para os carros, acredito que este mau estar vá aumentar, pois aqueles que não são a favor do desporto e apenas olham para o seu umbigo já têm mais 2 ou 3 motivos com que se preocupar. Quanto a mim e ao próximo ano obviamente queria voltar ao patamar mais alto que é o Mundial de Ralis e tentar lutar pelas vitórias. Tudo está dependente dos patrocínios que consiga para viabilizar um projeto dessa envergadura.


 

Qatar International Rally a odisseia ...

 

Pedro Lago Vieira | Quero Evoluir

 

Kris Meeke |É fantástico estar nesta posição

 

Bruno Magalhães | Projeto para 3 anos

 

Bernardo Sousa | Positivo e com andamento elevado

 

João Silva | Época muito interessante

 

Mário Castro | "Feliz e agradecido"

 

Carlos Miguel e o TRRC

 

Q&A - Bernardo Sousa

 

Quick Q&A - Daniel Nunes

 
® RALI FÓRUM | 2011 | geral@raliforum.net | Design: Elisabete Afonso