cpr cpr cmr raliforum wrc erc regional mundo
car
André Cabeças | Cada vez mais motivado
foto
 

Uma das referências dos ralis regionais nos últimos anos, em que venceu e disputou várias provas pelo país, o piloto lisboeta André Cabeças partilha com o RaliFórum o que foram as suas vivências nos ralis na última década e quais as suas perfectivas para o futuro.

RaliFórum - Como o RaliFórum faz 10 anos de existência a primeira questão prende-se exatamente com esse período temporal, como avalia a sua carreira nos últimos 10 anos, que recordações, ensinamentos e balanco faz deste período de tempo?
André Cabeças -
Os últimos 10 anos têm sido divertidos, consegui ao longo dos últimos anos ser presença assídua nos ralis que gosto mais. Claro que há medida que o tempo passa a equipa evolui não só no conhecimento dos ralis em si, mas como em ultrapassar os problemas e entender que é uma disciplina ingrata no sentido que muita coisa pode correr mal, mas compensa sempre que iniciamos uma PEC, é um misto de adrenalina com a vontade de ser rápido sem comprometer a integridade do carro. Sinto-me abençoado por correr desde 1993 e cada vez mais motivado e com uma visão mais prática.

RaliFórum - O que mudou em termos de ralis nos últimos 10 anos, tanto para melhor como para pior?
André Cabeças -
Nos últimos 10 anos o ponto mais positivo foi a introdução das categorias R5 e R2, que permitem a privados discutir as melhores posições nos campeonatos locais e mesmo na categoria mundial. Existe uma paridade de andamentos entre "oficiais" e privados. O ponto negativo é a constante evolução destes carros que acarreta um investimento constante correndo o perigo de saltarmos umas evoluções ou modelos e acabar com um carro bem mais lento. Como ponto negativo aponto também o desaparecimento do Open de Ralis até mesma das taças FPAK.

RaliFórum - O que diria a si próprio se o Andre de 2021 pudesse dar um conselho ao André de 2011?
André Cabeças -
Não compres carros franceses! Eles não gostam de ti ...e eu também já não gosto deles.

RaliFórum -  focando agora na época que findou, altamente atípica devido à pandemia, que balanco faz da mesma?
André Cabeças -
Tudo na minha época passada correu mal. Tivemos um problema recorrente com o DS3 que nos impediu de andar normalmente e só o identificámos no fim do ano (diferencial da frente), mas nessa altura o destino do carro já estava traçado, pois não queria andar mais nele.

RaliFórum - No seu ponto de vista, foi feito tudo aquilo que era possível para ter um campeonato digno e competitivo?
André Cabeças -
Estando o campeonato em aberto acredito que deveria ter sido feita a última prova, até para não retirar qualquer brilho aos intervenientes. Talvez uma prova num ambiente fechado como num circuito/kartodromo/ligações fosse melhor que não disputar nada.

RaliFórum - No que respeita á época de 2021, no momento em que fazemos a entrevista não são ainda conhecidos os calendários, como pensa que deveriam ser estruturados os mesmo? Quantas provas pensa que deveriam ter? Concorda com inclusão das provas internacionais no calendário?
André Cabeças
- Este ano será atípico, mas já estaremos avisados sobre ele. Sou a favor de um único regulamento para todos os ralis, todos podem participar, mas só os carros elegíveis para cada campeonato, podem pontuar. Quanto aos Açores, Madeira e Portugal acho que devem fazer parte do campeonato nacional, sendo que a sua participação não pode ser mais cara pelo nome dos mesmos (inscrições e ajuda no transporte). Defendo para todos os campeonatos 7 provas, 3 de terra e 4 de asfalto, contando só 6 pontuações.

RaliFórum - Em termos pessoais, que objetivos tem para a época que agora se inicia?
André Cabeças -
Vamos estrear um novo carro e com isso esperamos retirar todo o divertimento que um bom carro e a entrada no desconhecido nos proporcionam. Vamos voltar a fazer só os ralis que mais gostamos, provavelmente não disputaremos um único campeonato, mas provas que nos dizem algo. Será uma estreia do carro em asfalto em Portugal e será sem dúvida uma mais valia para os ralis.

 

Foto: Zé Miguel Martins

mais noticias
Rafael Botelho | Aproveitar ao máximo cada momento
Pedro Almeida | Fez falta o público
Augusto Ramiro | Faltaram troféus monomarca
André Cabeças | Cada vez mais motivado
Miguel Nunes | Venci as dificuldades
Mário Castro | Tomei as decisões certas
 
facebook
twetter
email
® RALIFÓRUM 2021 | geral@raliforum.net